AEAA-MA realiza palestra sobre Calcário no Solo

Cuidar do solo e, em especial, do equilíbrio do seu PH é trabalhar pela qualidade da agricultura, proteção da biodiversidade, do equilíbrio ecossistêmico, redução da mortalidade infantil e oferecer mais saúde para a comunidade.
Essa é a ideia básica da palestra realizada pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto no dia 20 de março de 2024. O evento foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Ernani Lazarini. O tema foi “Calcário no Solo”, enfocando especialmente os conceitos básicos, dados estatísticos e informações gerais sobre o assunto.
Além disso, Lazarini tratou dos diversos usos (e maus usos) do solo de forma geral, em especial os problemas de contaminação, muito comuns em nosso interior paulista e região de Ribeirão Preto. Ao longo da palestra, falou também sobre os parâmetros de qualidade e legislação em relação ao calcário, que devem ser obversados pelos agricultores de Monte Alto e região.
Segundo o engenheiro, é valido lembrar que desde os anos das décadas 1970 e 1980, usou-se largamente a utilização de correção, por conta desse solo ácido. “Poe isso devemos realizar constantes análises de solo e principalmente saber como e quando usá-las”, complementou.
A palestra aconteceu de forma online e ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Associação, e foi totalmente aberto aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Tecnólogos e estudantes também participaram do encontro, sempre importante para a atualização e formação geral das mais diversas categorias de profissionais.
Mais uma vez, o CREA-SP ofereceu apoio institucional ao evento, dentro de sua política de oferecer correta informação sobre as matérias técnicas, no contexto das engenharias e geociências, além de valorizar os profissionais de engenharia e agronomia.

Autor:
Categoria: