AEAA-MA realiza palestra sobre estações de tratamento de água

Inovação, meio ambiente e garantia de preservação da água. Essas foram as palavras-chave da palestra promovida pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto no dia 18 de janeiro.

O tema foi “Operações Unitárias de Estação de Tratamento de Água de Ciclo Completo”, e teve como palestrante o Eng. Químico e Dr. em Tecnologia Ambiental, Gustavo Frata.

O evento aconteceu de forma online e ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Associação, e foi totalmente aberto aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Tecnólogos e estudantes também participaram do encontro, sempre importante para a atualização e formação geral das mais diversas categorias de profissionais.

Segundo o palestrante, tratar de cada uma das operações unitárias numa estação de tratamento de água é fundamental, pois os profissionais precisam dominar todos os aspectos desse processo. “Estamos falando de saneamento básico, do acesso à água e, de forma mais abrangente, de Saúde Pública”, complemente o engenheiro.

Gustavo Frata chamou a atenção também para os diversos fatores que intervêm no desempenho das estações de tratamento de água. “Entre outros, temos as características da água bruta, os parâmetros hidráulicos relacionados aos processos e às operações unitárias inerentes ao processo de tornar a água próprio para o consumo humano”, diz.

A palestra teve o apoio institucional do CREA-SP, que trabalha para a correta informação sobre as matérias técnicas, no contexto das engenharias e geociências.

O evento contou ainda com a apresentação do presidente da AEAA-MA, Francisco Innocencio Pereira, que falou da importância desse tipo de evento para a Monte Alto e região.

Como parte integrante da transmissão ao vivo, foram exibidos vídeos institucionais do CREA-SP, que esclarecem e passam informações valiosas sobre os aspectos legais das engenharias, assim como sobre ARTs e a atuação da entidade na fiscalização do setor.

 

 

 

Autor:
Categoria: