AEAA-MA realiza palestra sobre inseticidas biológicos na Agricultura

No dia 27 de julho de 2002, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto deu continuidade ao seu programa de palestras técnicas online e gratuitas. No período da tarde, por volta das 14h30, esteve na transmissão ao vivo do Facebook e Youtube da AEAA-MA o engenheiro agrônomo Ernani Lazarini, falando sobre o tema “Os Avanços dos Inseticidas Biológicos na Agricultura”.

A palestra teve o apoio institucional do CREA-SP, em mais uma de suas iniciativas para fomentar a disseminação de informações e conhecimento a respeito de temas técnicos voltados às áreas da engenharia e ciências correlatas.

Segundo o engenheiro Lazarini, os defensivos biológicos vêm ganhando mais espaço na agricultura brasileira. Prova disso é o crescimento do mercado, que avançou mais de 70% em 2018, segundo dados da Abcbio. “Mas sua utilização ainda é pequena: alcança apenas 5% da produção em algumas regiões do país, de acordo com a associação”, afirmou Lazarini.

Ainda de acordo com ele, a premissa do controle biológico é o uso de inimigos naturais, no qual pragas e doenças podem ser suprimidas pelas atividades de um ou mais micróbios associados às plantas ou outros insetos.

Lazarini ainda falou sobre o MIP (Manejo Integrado de Pragas), que é o método racional e preventivo para as lavouras em geral. “Você se baseia na identificação correta das espécies, monitoramento constante e avaliação dos níveis de necessidade de controle e condições ambientais”, explicou.

O evento contou ainda com a apresentação do jornalista Rogerio Menani e a abertura oficial pelo presidente da AEAA-MA, Francisco Innocencio Pereira, que falou da importância desse tipo de evento para a Monte Alto e região.

Como parte integrante da transmissão ao vivo, foram exibidos vídeos institucionais do CREA-SP, que esclarecem e passam informações valiosas sobre os aspectos legais das engenharias, assim como sobre ARTs e a atuação da entidade na fiscalização do setor.

Assista a palestra através do link abaixo:
https://www.facebook.com/aeaamontealto/videos/1445006772683720

 

 

 

Autor:
Categoria: