AEAA-MA realiza palestra sobre Saneamento e Qualidade das Águas

Cuidar do saneamento básico e da qualidade das águas é trabalhar pela despoluição de rios, proteção da biodiversidade, do equilíbrio ecossistêmico, redução da mortalidade infantil e oferecer mais saúde para a comunidade.

Essa é a ideia básica da palestra realizada no dia 23 de janeiro de 2024—a primeira do ano— pelo Eng. Químico e Dr. em Tecnologia Ambiental, Gustavo Frata. O tema foi “Saneamento e Qualidade das Águas”, enfocando especialmente os conceitos básicos, dados estatísticos, as obrigações sobre o Plano de Saneamento pelos municípios.

Além disso, Frata tratou dos diversos usos (e maus usos) da água de forma geral, os principais problemas de contaminação. os parâmetros de qualidade e legislação. A palestra foi finalizada falando os sistemas de tratamento de água, com suas tecnologias e os sistemas de tratamento de esgoto.

“Preçisamos sempre lembrar que, em Monte Alto, temos 100% de fornecimento e tratamento de água”, lembra o presidente da AEAA-MA, Francisco Innocencio Pereira, que fez a abertura do eventol.

A palestra aconteceu de forma online e ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Associação, e foi totalmente aberto aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Tecnólogos e estudantes também participaram do encontro, sempre importante para a atualização e formação geral das mais diversas categorias de profissionais.

Segundo o palestrante, monitorar efluentes, avaliar os índices de qualidade da água, envolver o setor privado e executar projetos piloto para tratamento descentralizado são soluções concretas que devem ser adotadas pelos municípios.

A palestra teve o apoio institucional do CREA-SP, que trabalha para a correta informação sobre as matérias técnicas, no contexto das engenharias e geociências.

Como parte integrante da transmissão ao vivo, foram exibidos vídeos institucionais do CREA-SP, que esclarecem e passam informações valiosas sobre os aspectos legais das engenharias, assim como sobre ARTs e a atuação da entidade na fiscalização do setor.

Autor:
Categoria: