Atualizações em Normas Regulamentadoras em 2022 e 2023

2022 e 2023 trouxeram muitas atualizações em normas regulamentadoras, diz especialista em palestra da AEAA-MA

Os Profissionais de Segurança do Trabalho, especialmente os engenheiros, lidam diariamente com as Normas Regulamentadoras (NRs). Elas são o ponto de partida para indicar as medidas preventivas que precisam ser adotadas para as mais diversas situações de perigo nos ambientes de trabalho. Porém, muitas mudanças vêm acontecendo nos últimos anos e as NRs devem ser acompanhadas e estudadas, em suas novas configurações.

Essa foi a principal mensagem transmitida pelo Eng. de Prod. Química e de Segurança do Trabalho, Ricardo Contin, em palestra online realizada dia 16 de novembro pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto-AEAA-MA. A palestra foi gratuita e ao vivo, com o engenheiro listando as principais mudanças na legislação e nas normas de segurança do trabalho. O tema da palestra foi “Atualização em Saúde e Segurança do Trabalho”.

De acordo com Contin, as empresas agora enfrentam também uma fiscalização mais rigorosa para garantir a conformidade com as novas diretrizes. Isso inclui protocolos de prevenção de doenças, treinamentos regulares, e a implementação de medidas proativas para minimizar riscos ocupacionais.

“O cenário da Saúde e Segurança do Trabalho está em constante evolução, impulsionado por mudanças sociais, tecnológicas e regulatórias. As empresas que adotam uma abordagem proativa, investindo em inovações, cuidado com a saúde mental e conformidade normativa, estão não apenas cumprindo suas responsabilidades legais, mas também promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e sustentável para todos os colaboradores.

A palestra contou com o apoio institucional do CREA-SP, que se esforça para fornecer informações corretas de assuntos técnicos no contexto da engenharia e das geociências.

O evento também contou com a presença do presidente da AEAA-MA, Francisco Innocencio Pereira, que falou sobre a importância desse tipo de evento para Monte Alto e região.

Vídeos institucionais do CREA-SP foram exibidos como parte integrante da transmissão ao vivo, esclarecendo e fornecendo informações valiosas sobre os aspectos jurídicos da engenharia, bem como sobre a ART e o papel da entidade na fiscalização do setor.

Autor:
Categoria: