Coworking

O que é Coworking?

Coworking é uma nova forma de trabalhar. É um espaço compartilhado baseado em associação onde as pessoas podem trabalhar de forma independente ou colaborativa, em um ambiente que atende às suas necessidades individuais. Os espaços de coworking são projetados para serem flexíveis e acessíveis com o objetivo de aumentar a produtividade, criatividade e colaboração entre os membros. O coworking começou em 2005, quando Sara Horowitz fundou o primeiro espaço de coworking chamado “The Hub” na cidade de Nova York. Desde então, tornou-se um movimento global com mais de 10.000 locais de coworking em todo o mundo a partir de 2018, de acordo com a Coworker Magazine ( https://www.coworkermagazine ).

Benefícios do Coworking

O coworking tem uma série de vantagens. Primeiro, permite que você faça networking com outros profissionais da sua área. Isso pode levar a conexões valiosas e oportunidades de colaboração. Os colegas de trabalho também tendem a ser mais produtivos quando estão trabalhando ao lado de outras pessoas que estão focadas em seus próprios projetos, então você pode fazer mais do que o normal quando está em um espaço de coworking. Por fim, os espaços de coworking oferecem tarifas mais baixas do que os escritórios tradicionais – você economizará dinheiro compartilhando comodidades como impressoras, copiadoras, internet, datashow   com outros membros de sua comunidade!

Espaços de Coworking

Os espaços de coworking são uma ótima maneira de sair de casa e entrar em um ambiente onde você pode se concentrar no seu trabalho. Existem muitos tipos diferentes de espaços de coworking, cada um oferecendo seus próprios benefícios exclusivos. Alguns podem oferecer mais oportunidades de networking do que outros, enquanto alguns podem ter um layout melhor para você pessoalmente. É importante que você encontre o ajuste certo para suas necessidades antes de se comprometer com um espaço ou outro!

Encontrando o espaço de coworking certo

Quando você está procurando um espaço de coworking, há vários fatores a serem considerados. Em primeiro lugar, está a localização – você quer estar perto de sua casa ou trabalho? Nesse caso, isso ajudará a determinar quais bairros têm espaços disponíveis. O próximo passo é o tamanho: para quantas pessoas você precisa de espaço? Existem comodidades especiais que seriam benéficas (por exemplo, salas de conferência) ou serviços oferecidos (por exemplo, impressão)? Por fim, o custo é sempre um fator importante na hora de avaliar se algo cabe ou não no seu orçamento!

Como aproveitar ao máximo os espaços de coworking

  • Rede. Os espaços de coworking são um ótimo lugar para conhecer novas pessoas, especialmente se você está tentando entrar em um novo setor ou encontrar alguém com habilidades específicas que possam ajudá-lo.
  • Aproveitando as comodidades. Os espaços de coworking geralmente têm áreas comuns onde as pessoas podem trabalhar juntas em projetos, compartilhar ideias e recursos ou simplesmente conversar durante um café ou almoço. Eles também costumam ter algum tipo de equipamento de escritório disponível para uso dos membros – você pode não precisar dele o tempo todo, mas é bom saber que se você tiver um grande projeto chegando (como terminar um artigo), haverá impressoras disponíveis sem custo!
  • Ser respeitoso com as necessidades dos outros colegas de trabalho: além de ser respeitoso em termos gerais (ou seja, manter os níveis de ruído baixos), lembre-se de que nem todos desejam interação constante quando estão trabalhando em casa – muitas pessoas preferem trabalhar sozinhas por longos períodos sem interrupção para que eles possam se concentrar em suas tarefas sem distração de outras pessoas ao seu redor

Vantagens do Coworking para Freelancers

Os espaços de coworking são um ótimo lugar para freelancers se relacionarem, colaborarem e compartilharem recursos. Estas vantagens podem ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro em seu negócio:

  • Oportunidades de networking: os espaços de coworking oferecem uma oportunidade para você conhecer outros freelancers que têm interesses semelhantes ou trabalham em setores semelhantes aos seus. Isso aumenta suas chances de encontrar clientes ou parceiros que se encaixem bem em seus objetivos de negócios.
  • Capacidade de colaborar com outros freelancers: os espaços de coworking geralmente hospedam eventos onde os membros podem discutir seus projetos e compartilhar ideias uns com os outros. Estes eventos também podem incluir workshops conduzidos por especialistas em áreas específicas, como marketing ou design, para que todos possam tirar mais partido da sua adesão do que apenas o acesso ao próprio espaço físico!
  • Recursos acessíveis: Os espaços de coworking costumam ter computadores disponíveis para uso dos membros sem nenhum custo extra (ou às vezes até grátis!). Eles também fornecem serviços de impressão para que, se alguém precisar de algo impresso rapidamente, não haja necessidade de sair de sua mesa!

Vantagens do coworking para pequenas empresas

O coworking é uma ótima opção para pequenas empresas, principalmente aquelas que não possuem escritório ou dinheiro para pagar por um. Ele permite que você economize dinheiro e obtenha acesso a recursos que, de outra forma, estariam fora de alcance.
Os espaços de coworking fornecem uma variedade de recursos para seus membros, incluindo:

  • Um espaço físico onde você possa trabalhar em casa ou remotamente (por exemplo, se sua empresa exigir viagens frequentes)
  • Acesso a outros profissionais do seu setor que podem ajudar com oportunidades de colaboração e networking

Vantagens do coworking para funcionários remotos

O coworking é uma ótima opção para funcionários remotos. Aqui estão alguns dos benefícios:

  • Acesso a recursos. Os espaços de coworking oferecem acesso a coisas como impressoras, copiadoras e aparelhos de fax; sala de reuniões; internet de alta velocidade; e até mesmo materiais básicos de escritório, como canetas e clipes de papel. Esses recursos podem ajudá-lo a ser mais produtivo, economizando tempo em tarefas ou viagens à loja.
  • Oportunidades de networking. Os colegas de trabalho geralmente se reúnem após o horário de trabalho para happy hours ou eventos sociais que permitem que eles se conectem pessoalmente, em vez de apenas online – e essas conexões podem levar diretamente de volta a oportunidades de negócios no futuro!

Vantagens do coworking para empresas

O coworking também é uma ótima opção para empresas. Os espaços de coworking são uma maneira acessível de aumentar a produtividade, melhorar a colaboração e acessar recursos que, de outra forma, seriam inacessíveis.

  • Redução de custos: os espaços de coworking oferecem às empresas a oportunidade de economizar dinheiro compartilhando o espaço do escritório com outras empresas ou alugando apenas o que precisam quando precisam. Isso pode reduzir significativamente os custos indiretos em comparação com as opções tradicionais de espaço de escritório, como alugar um prédio inteiro ou construir seus próprios escritórios do zero (o que pode custar muito).
  • Acesso a recursos: os espaços de coworking fornecem acesso não apenas ao espaço de trabalho compartilhado, mas também a equipamentos compartilhados, como impressoras, scanners e copiadoras; oportunidades de desenvolvimento profissional por meio de eventos de networking; programas de orientação; salas de reuniões – até comida! Além disso, muitos espaços de coworking oferecem comodidades como café/chá/lanches gratuitos durante todo o dia, o que pode ajudar a manter os funcionários produtivos no trabalho por mais tempo do que se estivessem trabalhando em casa, onde pode não haver restaurantes próximos oferecendo esses tipos de serviços no local. (ou mesmo a uma curta distância).

Conclusão

O coworking é uma ótima maneira de trabalhar e tem muitos benefícios.

  • Os espaços de coworking são flexíveis, permitindo que você escolha o melhor local para suas necessidades e preferências.
  • Os espaços de coworking são acessíveis, permitindo que você economize dinheiro com aluguel ou outras despesas decorrentes de possuir um espaço de escritório próprio.
  • Os espaços de coworking oferecem oportunidades de networking que podem ajudá-lo a crescer profissionalmente e construir relacionamentos com outras pessoas em seu setor ou área de interesse.

A nossa entidade (AEAAMA) estará disponibilizando seu Coworking  com a finalidade de integrar e desenvolver projetos para a sociedade/comunidade.

 

FRANCISCO INNOCENCIO PEREIRA
Eng. Químico  e Seg. do Trabalho – Presidente AEAAMA

 

 

 

Autor:
Categoria: