Estrutura de Concreto Armado: o que é e como fazer?

O que é estrutura de concreto armado?

As estruturas são responsáveis por dar a sustentação a casa. Elas transferem o peso (carga) da construção para as fundações, que por sua vez distribuem a carga para o solo. A estrutura de concreto armado é a mais comum nas casas dos brasileiros.

O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto. O aço é resistente à tração (movimentos laterais), enquanto o concreto tem alta resistência a compressão (movimentos verticais).

Isto torna a combinação de concreto e aço muito eficaz e difundida em todos os tipos de obras. Em casas, a estrutura de concreto armado mais utilizada é a coluna-viga-laje ou pilar-viga-laje.

Nesse tipo de estrutura o peso dos telhados, caixa d’água e laje é uniformemente distribuído para as vigas. Estas distribuem os pesos para as colunas. Assim as cargas não passam pelas paredes e vão das colunas direto para as fundações.

Nesse sistema, a parede não suporta nenhum peso que não seja de portas e janelas instaladas nela. Por isso, elas podem ser cortadas para passagem de tubulações e em reformas futuras, elas podem até ser retiradas. Neste processo construtivo as paredes recebem o nome de alvenaria de vedação.

Como obter um concreto de qualidade?

Para obter um concreto de boa qualidade, procure utilizar sempre areia e pedra (brita) limpas, sem óleos, argila e outros materiais como galhos e gravetos. A água deve ser na quantidade certa, limpa, sem poluentes e sem sal, pois o sal interfere na secagem (cura) do concreto.

Para saber se a quantidade de água está correta, faça o teste da colher. O teste consiste em alisar a superfície do concreto com uma colher de pedreiro e observar. Se a superfície alisada ficar úmida, mas sem escorrer água, a quantidade de água está correta. Se escorrer há excesso de água e se não ficar úmida, é sinal de que falta água.

Tabela resumo traços e dosagens

Na tabela abaixo você pode observar os traços e suas respectivas resistências e rendimentos. Estes valores são os mesmos valores utilizados nas nossas calculadoras.

Etapa de ObraTraços
(Cim/Areia/Pedra)
Dosagem
(50kg/Lata/Lata)
Resistência
(Fck)
Lajes1 : 1,5 : 31 : 3 : 635
1 : 2 : 2,51 : 4 : 530
Fundações (sapatas, radier e estacas), colunas e vigas1 : 2 : 31 : 4 : 625
1 : 2,5 : 31 : 5 : 623
1 : 2 : 41 : 4 : 820
1 : 2,5 : 3,51 : 5 : 719
Contrapiso, calçadas e concreto magro1 : 3 : 61 : 6 : 1210
1 : 4 : 81 : 8 : 165
Cintas de amarração1 : 3 : 51 : 6 : 1012

Fonte: https://construindocasas.com.br/

Autor:
Categoria: