Lâmpadas LED revolucionam a iluminação em projetos e espaços públicos

Assunto foi tema de palestra online promovida pela AEAA-MA neste dia 22 de maio; palestrante é um dos mais renomados profissionais de iluminação do Brasil.

As lâmpadas de LED têm se mostrado uma tecnologia revolucionária no campo da iluminação, tanto em projetos quanto na área pública. Com seu desempenho superior e eficiência energética, essas lâmpadas estão substituindo gradualmente as opções convencionais, como as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, oferecendo uma iluminação mais sustentável e econômica.

Essas e outras questões estiveram presentes na palestra “Aplicação Prática E Casos De Uso De Led Em Iluminação”, com o Eng. Eletricista Especialista em Iluminação Pública, Luciano Haas Rosito.

Segundo o profissional, no setor de projetos, as lâmpadas de LED têm se tornado a escolha preferida de arquitetos e designers de interiores. “Sua versatilidade permite a criação de ambientes sofisticados e personalizados, com uma ampla gama de opções de cores e intensidades de luz. Além disso, as lâmpadas LED possuem uma vida útil mais longa do que as tradicionais, reduzindo a necessidade de substituição frequente e os custos associados”, sustentou Rosito durante a palestra.

E fez um contraponto com a iluminação pública. “Já na área pública, a tecnologia LED está sendo amplamente adotada em iluminação de ruas, praças e espaços urbanos. As lâmpadas de LED oferecem uma iluminação mais uniforme e brilhante, melhorando a segurança e a visibilidade em áreas públicas durante a noite. Além disso, sua eficiência energética contribui para a redução do consumo de eletricidade, resultando em economia de recursos e menor impacto ambiental”, acrescentou.

O evento foi promovido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto no dia 22 de maio e aconteceu de forma online e ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Associação. De forma transparente e aberta, a palestra contou com a presença de profissionais da engenharia, agronomia e geociências. Tecnólogos e estudantes também participaram do encontro, sempre importante para a atualização e formação geral das mais diversas categorias de profissionais.

Ainda sobre a tecnologia LED, Rosito falou sobre a telegestão desses sistemas. “Outra vantagem significativa das lâmpadas de LED é a sua capacidade de controle e automação. Com sistemas de gerenciamento inteligente, é possível ajustar a intensidade da luz de acordo com as necessidades específicas de cada espaço, economizando ainda mais energia e permitindo a criação de ambientes adaptáveis e interativos”, finalizou.

A palestra teve o apoio institucional do CREA-SP, que trabalha para a correta informação sobre as matérias técnicas, no contexto das engenharias e geociências.

O evento contou ainda com a apresentação do presidente da AEAA-MA, Francisco Innocencio Pereira, que falou da importância desse tipo de evento para a Monte Alto e região.

Como parte integrante da transmissão ao vivo, foram exibidos vídeos institucionais do CREA-SP, que esclarecem e passam informações valiosas sobre os aspectos legais das engenharias, assim como sobre ARTs e a atuação da entidade na fiscalização do setor.

Autor:
Categoria: